sexta-feira, 8 de maio de 2009

Dadaísmo

Movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi uma vanguarda moderna iniciada em Zurique, em 1916, no chamado Cabaret Voltaire, por um grupo de escritores e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão e que era liderado por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.


Embora a palavra "dada" em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). Para reforçar esta idéia foi criado o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre a mesma. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial.


Obra L.H.O.O.Q. usanda pela BIC


O Dadaísmo é caracterizado pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, pela combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, pelo ceticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.


Marcel Duchamp


Marcel Duchamp (Blainville-Crevon, 28 de julho de 1887 - Neuilly-sur-Seine, 2 de outubro de 1968) foi um pintor e escultor francês (cidadão americano a partir de 1955), inventor dos ready made.


Ready made


Duchamp foi o responsável pelo conceito de ready made, que é o transporte de um elemento da vida cotidiana, a priori não reconhecido como artístico, para o campo das artes.Duchamp passou a incorporar esse material de uso comum nas suas esculturas ao invés vez de trabalhá-los artisticamente. Ele simplesmente os considerava prontos e os exibia como obras de arte.


A Fonte, obra que fez repercutir o nome de Duchamp ao redor do mundo


Marcel Duchamp - Roda de bicicleta


Máquina de Ilusão de Ótica, de Duchamp


Nenhum comentário:

Postar um comentário