sexta-feira, 8 de maio de 2009

Avant-Garde

Vanguarda (do francês avant-garde, "proteção frontal") em sentido literal faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Daí deduz-se que vanguarda é aquilo que "está à frente".


Desta dedução surge a definição adotada por uma série de movimentos artísticos e políticos do fim do século XIX e início do século XX. Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles.


Origem


A expressão começou a ser usada na década de 1860, por ocasião do Salon des Refusés (O Salão dos Recusados), onde os artistas excluídos do Salon de Paris estavam expondo.

O Salão de Paris era a única exposição oficial da França. Então, em 1863, ocorreu essa exposição paralela ao Salão de Paris, o Salão dos Recusados, que exibia obras de artes recusadas na exposição oficial.



A vanguarda estava identificada com a promoção do progresso social: o indivíduo ou grupo a ela ligado seria responsável por um movimento de reformas sociais. Com o tempo, o termo passou a ser usado também para referir-se a artistas mais preocupados somente com a experimentação estética. Basicamente, é qualquer movimento que proponha uma nova visão da arte.

Movimentos da Vanguarda


A seguir temos os movimentos que fizeram parte da Vanguarda Européia do inicio do século XX:

Fauvismo



Fauvismo (do francês les fauves, 'as feras', como foram chamados os pintores não seguidores do Impressionismo), se desenvolveu sobretudo entre 1905 e 1907. O estilo começou em 1901 mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henry Matisse pretendia-se com o Fauvismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".


As principais caracteristicas do Fauvismo são: simplificação das formas, temas leves, retrato das emoções e da alegria de viver, e não tendo intenção crítica. A cor passou a ser utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume. Tornou-se também totalmente independente do real, já que não era preciso representar os objetos com suas cores reais.

Os princípios deste movimento eram:


- Criar, na arte, não tem relação com o intelecto e nem com os sentimentos, é preciso seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias.

- A cor pura deve ser exaltada (eram usadas cores puras, da forma que saiam das bisnagas)

- As linhas e as cores devem ser impulsivas e traduzirem sensações.

Principais artistas do Fauvismo


Henri Matisse


Retrato de 1933


Henri Matisse foi pintor, desenhista e escultor . Nasceu em Le Cateau-Cambrésis, na Nord-Pas-de-Calais, França em 31 de dezembro de 1869 e morreu em Cimiez, subúrbio de Nice, França, em 2 de novembro de 1954.


A Janela Aberta, 1905


Sua primeira exposição aconteceu em 1904, ocorreu em Ambroise Vollard e não obteve grande sucesso. No ano seguinte, juntamente com o grupo , expôs no salão de Paris, desta vez o grupo foi reconhecido como os fauves e Matisse como líder. Matisse conseguiu reputação internacional, exibindo em Paris e Alemanha.


Sala vermelha, 1908


André Derain


André Derain (Chatou, França, 10 de junho de 1880 - em Garches, 8 de setembro de 1954) foi um pintor francês totalmente autodidata, começou a pintar com 15 anos.


O Porto de Londres (1906)


Em 1901 Montou um ateliê em Chatou, perto de Paris - em parceria com Maurice Vlaminck (1876-1958). Este ateliê se tornou o centro de difusão do Fauvismo.


O Porto de Colliure (1905)


Entre suas obras mais importantes estão O Porto de Londres (1906) e O Porto de Colliure (1905). Em seus últimos anos, Derain trabalhou como cenógrafo de balé e ilustrador de livros.


Maurice de Vlaminck (Abril 4, 1876 – Outubro 11, 1958).


Entrou na vida militar em 1986, nessa época encontrou-se com André Derain, com quem começou a pintar. Em Paris encontra-se em com diversos pintores incluindo Henri Matisse. Durante a primeira década do século XX, Vlaminck tornou-se conhecido entre os pintores Fauvistas.


A Casa Azul


Aqui temos um vídeo que aprofunda um pouco mais o Fauvismo

Expressionismo

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição.


É comum o retrato de seres humanos solitários e sofredores, onde a intenção é de captar estados mentais, que podem ser vistos em vários quadros de personagens deformadas. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.


Características das pinturas


* Grandes manchas de cor intensas e contrastantes, aplicadas livremente sem respeito pelo real;

* Temas pesados com fortes preocupações psicológicas (angústia, sofrimento, etc.);

* Desenho simplificado;

* Distorção intencional das imagens com o objectivo de obter expressividade;

* Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.


Vincent van Gogh


Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de Março de 1853 — Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista neerlandês, freqüentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.


VanGogh Auto-Retrato, 1887

-Em março de 1886, Van Gogh resolve mudar-se para Paris, onde conheceu Monet, Renoir, Pissarro, Signac, entre outros.

-Em fevereiro de 1888, se muda para Arles, no Sul da França, onde pretendia montar uma comunidade de artistas.

-Em dezembro de 1888, após ameçar o amigo Paul Gauguin com uma navalha, Van Gogh corta um pedaço da própria orelha porque estava transtornado e com remorso.

- De 1889 até maio de 1890, ficou internado em um hospital psiquiatrico.

-Em julho de 1890, devido a depressão, dá um tiro no próprio peito e morre dois dias depois.


Van Gogh Auto-Retrato com a Orelha Enfaixada, 1889

As suas últimas palavras, dirigidas à seu irmão, Theo, teriam sido: "La tristesse durera toujours" (em francês, "A tristeza durará para sempre")


VanGogh-A Noite Estrelada, 1889


Expressionismo ao redor do mundo e cinema expressionista:

Cubismo

O Cubismo é um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.

O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.


O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.


Picasso

Picasso fez sua primeira viagem a Paris em 1900. Lá morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua francesa.. Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combustível para o aquecimento do quarto.


Em 1901 com Soler, um amigo, funda uma revista Arte Joven, na cidade de Madri. O primeiro número é todo ilustrado por ele. Foi a partir desta data que Picasso passa a assinar os seus trabalhos simplesmente “Picasso”, anteriormente assinava “Pablo Ruiz y Picasso”.




Na fase azul (1901 a 1905), Picasso pintou a solidão, a morte e o abandono.

Vida

Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa (1905-1906). Na fase rosa há abundância de tons de rosa e vermelho, caracterizada pela presença de acrobatas, dançarinos, arlequins, artistas de circo, o mundo do circo.

Família de Saltimbancos

No verão de 1906, durante uma estada em Andorra, sua obra entrou em uma nova fase marcada pela influência das artes gregas, ibérica e africana. O célebre retrato de Gertrude Stein (1905-1906) revela um tratamento do rosto em forma de máscara.

Picasso - Gertrude Stein

Em 1943, Picasso conhece a pintora Françoise Gilot e tem dois filhos, Claude e Paloma. Foi quando pintou Alegria de Viver.

Picasso - Alegria de Viver

Em 1968, aos 87 anos, produziu em sete meses uma série de 347 gravuras recuperando os temas da juventude: o circo, as touradas, o teatro, as situações eróticas.


Anos mais tarde, uma operação da próstata e da vesícula, além da visão deficiente, põe fim às suas atividades. Como uma honra especial a ele, no seu 90ª aniversário, são comemorados com exposição na grande galeria do Museu do Louvre. Torna-se assim o primeiro artista vivo a expor os seus trabalhos no famoso museu francês. Pablo Picasso morreu em 8 de abril de 1973 em Mougins, França com 91 anos de idade.

Picasso em seu estúdio:



Georges Braque

Georges Braque ( 13 de maio de 1882 — Paris, 31 de agosto de 1963) foi um pintor e escultor francês que fundou o Cubismo juntamente com Pablo Picasso.


George Braque Casas de La Estaque, 1909


No ano de 1899, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos Independentes, expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e de cores puras (fauvismo).

No Outono de 1907, conheceu Picasso com quem se deu quase diariamente até que em 1914, devido à Grande Guerra se separaram.


George Braque - Violino, 1910

Em 1930 o desenvolvimento do seu estilo foi interrompido temporariamente pelo impacto do Surrealismo, principalmente pelo trabalho de Picasso.


George Braque - O Bilhar, 1945

Braque voltou a usar formas e cores fortes tendo sempre uma constante preocupação com a inter-relação entre o objeto e o espaço e a representação do objeto em duas dimensões.

Clipe animado baseado na obra “O Português”, de 1911


Futurismo

Futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O novo é uma característica tão forte do movimento, que este chegou a defender a destruição de museus e de cidades antigas. Considerava a guerra como forma de higienizar o mundo.


A pintura futurista ,com o uso de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens, pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não- materialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação.Procura-se neste estilo expressar o movimento atual, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.


Umberto Boccioni - Riot in the Gallery, 1909

Seus primeiros seguidores foram Umberto Boccioni, Carlo Carrá e Luigi Russolo, que lançaram um manifesto no teatro Chiasella em Turim, em 8 de março de 1910.


Umberto Boccioni


Umberto Boccioni (Reggio di Calabria, 1882 - Verona, 1916) foi um pintor e escultor italiano, do movimento futurista. É talvez o mais célebre futurista europeu.


Umberto Boccioni - Auto retrato



Estudou pintura impressionista e pós-impressionista em Paris, e depois em Veneza, na Academia de Belas Artes. Realizou atividades de ilustrador e produtor de cartazes. Foi aluno de Giacomo Balla, outro integrante da vanguarda futurista.


Boccioni começa a realizar esculturas a partir de 1912. A maioria de suas obras eram realizadas em gesso, e muitas foram destruídas. A sua escultura Formas Únicas de Continuidade no Espaço é um marco do movimento futurista e da cultura do modernismo europeia, sinónimo de vanguarda e inovação, colocando-o na linha frontal da História de Arte da primeira metade do século XX. A escultura aparece no verso de algumas moedas italianas.


Umberto Boccioni - Formas Únicas de Continuidade no Espaço, 1913


Boccioni falece em 1916, em Sorte,Verona, devido a uma queda de cavalo.


Para saber um pouco mais sobre a música Futurista: